PET-CT com 18F-FDG

PET-CT
Com 18F-FDG

PET-CT com 18F-FDG

O estudo oncológico por imagem híbrida PET-CT com 18F-FDG (Flúor-18 fluorodesoxiglicose / PET – tomografia por emissão de pósitrons / CT – tomografia computadorizada) possibilita avaliar a distribuição corporal da “fluorodesoxiglicose” [molécula similar à da glicose (açúcar) que gera a energia corporal] sendo empregado para o diagnóstico do câncer, para o seu estadiamento (avaliação da extensão do câncer quando do momento de seu diagnóstico), seguimento, avaliação de resposta ao tratamento e determinação do prognóstico.

Agendamento

Ao agendar o PET-CT oncológico com 18F-FDG tenha em mãos algum documento pessoal, a requisição médica e documento do convênio, se for o caso, devendo ser informado à recepcionista qual o número de seu telefone e e-mail para contato. Será enviado questionário para ser preenchido e devolvido à Medicina Nuclear Novo Hamburgo, previamente à data agendada para o exame. Pacientes do sexo feminino em idade fértil deverão informar à recepcionista e apresentar dosagem sérica negativa de b-HCG, obtida na véspera da data do exame (este exame está contraindicado para pacientes grávidas ou em período de amamentação). Indivíduos diabéticos deverão manter a utilização de medicações pertinentes, a não ser que sejam instruídos de forma diversa e com a concordância do médico assistente. No dia do exame, levar exames anteriores para correlação.

Preparo

Deve ser observado jejum de 6 horas (é permitida a ingestão de água).

Nas 24 horas que antecedem o exame, deverá ser observada dieta com suspensão da ingestão de carboidratos (massas, pão e similares), cafeína e bebidas alcoólicas.

Não fumar ou exercitar-se nas 24 horas que antecedem ao exame.

Somente suspender medicações em uso se esta orientação for dada por seu médico.

Procedimento

Chegar ao serviço da Medicina Nuclear Novo Hamburgo situado no subsolo 1 do Centro Clínico Regina 15 minutos antes do horário agendado. Em geral deve ser reservado tempo de aproximadamente 3 horas para a realização deste exame.  Antes da realização do procedimento, lhe será solicitada a assinatura de Termo de Ciência e Consentimento.

Antes da aplicação intravenosa de FDG (não há qualquer efeito colateral por se tratar de molécula similar ao açúcar), será dosada a glicose no sangue através de hemoglicoteste.

Após a aplicação do FDG será obedecido intervalo de 60 minutos durante o qual haverá repouso em quarto privativo. Se houver qualquer mal-estar, a tecnóloga ou o médico deverão ser informados.

Após será solicitada micção para posterior encaminhamento à sala de exame. Este durará entre 20 a 40 minutos, dependendo do caso. Será solicitado que mantenha respiração normal, porém sem movimentação corporal.

Você tem alguma dúvida, sugestão ou quer saber mais sobre medicina nuclear?

Então deixe sua mensagem e
logo entraremos em contato


ou


Copyright © Medicina Nuclear Novo Hamburgo 2021
powered by clinicUp

error: Conteúdo Protegido!
seta medicina nuclear novo hamburgo
Open chat