Cintilografia Miocárdica

Cintilografia Miocárdica

A cintilografia miocárdica é realizada, em geral, para avaliar a presença de doença das artérias coronárias, a qual pode se manifestar por dor no peito, palpitações, cansaço desproporcional e progressivo, assim como, através de outros  sinais e sintomas.

Agendamento

Ao agendar a cintilografia miocárdica tenha em mãos algum documento pessoal, a requisição médica e documento do convênio, se for o caso, devendo ser informado à recepcionista qual a sua medicação em uso, eventuais alergias e intolerância medicamentosa, assim como, o número de seu telefone para contato. Pacientes do sexo feminino em idade fértil ou em período de amamentação deverão informar à recepcionista. No dia do exame, levar exames anteriores para correlação.

Preparo

Jejum de três horas.

Suspender por 24 horas a ingestão de café, chá, chocolate, chimarrão, achocolatados, refrigerantes, bebidas energéticas e alcoólicas, medicamentos analgésicos que contenham cafeína.

Não fumar ou exercitar-se nas 24 horas que antecedem ao exame.

Somente suspender medicações em uso se esta orientação for dada por seu médico.

Procedimento

Em geral, este exame é feito em dois dias diferentes (reservar ao menos duas horas para realização de cada etapa), embora possa também ser realizado no mesmo dia em dois momentos diferentes, com no mínimo 4 horas de diferença entre as duas etapas. Antes da realização do procedimento, lhe será solicitada a assinatura de Termo de Ciência e Consentimento.

Em cada uma das etapas será aplicada injeção intravenosa de pequena quantidade de radiofármaco inerte (não provoca reações ou sintomas de qualquer tipo, não sendo contraste radiológico). Independentemente da ordem, uma etapa é realizada em repouso ou estado basal e a outra, acompanhada por médico cardiologista, é  realizada com exercício físico em esteira ergométrica ou, na impossibilidade de realizar tal exercício, através de medicação que simula o este exercício denominada “dipiridamol”. Esta etapa é executada com monitorização eletrocardiográfica e da pressão arterial.

Após a realização de cada etapa, será solicitado(a) a ingerir água ou alimento, conforme orientação da tecnóloga, a qual lhe informará se deverá permanecer no serviço de Medicina Nuclear Novo Hamburgo ou se poderá se deslocar até a cafeteria.

Aproximadamente 30 a 90 minutos após a aplicação do radiofármaco em cada uma das etapas, serão obtidas as imagens do coração em aparelho denominado gama-câmera. A aquisição destas imagens leva de 15 a 30 minutos, dependendo do caso, sendo fundamental que não haja movimento corporal e que a respiração seja calma. Se houver qualquer mal-estar em qualquer das etapas, a tecnóloga ou o medico deverão ser informados.

Você tem alguma dúvida, sugestão ou quer saber mais sobre medicina nuclear?

Então deixe sua mensagem e
logo entraremos em contato


ou


Copyright © Medicina Nuclear Novo Hamburgo 2021
powered by clinicUp

error: Conteúdo Protegido!
seta medicina nuclear novo hamburgo
Open chat