JQuery Cycle Plugin - Example Slideshow

Pré-Agendamento
de Exames

Digite seus dados e faça o login para agendar um novo exame.

Usuário:
Senha:

Esquecia a senha
Não sou cadastrado

O que PET-CT?

O PET-CT (ou PET scan) é uma técnica de diagnóstico por imagem que permite a geração de imagens extremamente úteis na avaliação do metabolismo celular associado às características morfológicas (forma) e estruturais (constituição dos tecidos) dos diferentes órgãos do corpo humano. A sobreposição destes dois tipos de imagem, a primeira funcional e a segunda morfoestrutural, é conhecida como "imagem híbrida".

A imagem híbrida gerada pelo PET-CT é formada pela sobreposição das imagens do PET (do inglês "Positron Emission Tomography" que em português é traduzida como "Tomografia por Emissão de Pósitrons") e do CT (do inglês "Computed Tomography" que em português é traduzida como "Tomografia Computadorizada"). A diferença entre estes dois tipos de imagem constitui-se na forma em que são geradas. As imagens do PET são geradas a partir da aplicação endovenosa de fármaco ou medicamento (mais comumente a glicose na forma química de fluorodesoxiglicose) que ligado a elemento químico radioativo (mais comumente o Flúor-18) possibilita a emissão de radioatividade a partir do órgão em estudo. Já as imagens do CT são geradas a partir da transmissão de raios X através deste mesmo órgão. Estes dois conjuntos de imagens são obtidos sequencialmente e depois demonstrados em computador (ver figura abaixo).

A aplicação atual mais utilizada do PET-CT com Flúor-18 ligado à glicose constitui-se na avaliação do metabolismo de determinados tumores, antes e após o seu tratamento, assim como, a determinação de sua possível recidiva após remissão pelo tratamento. A utilidade deste método diagnóstico por imagem está calcada na capacidade de alterar o manejo em aproximadamente 30% dos paciente com câncer. Portanto, é significativa a capacidade do PET-CT em evitar tratamentos desnecessários (biópsias, quimio ou radioterapia) ou reorientar o tratamento individualizado, gerando significativa melhora na qualidade de vida e economia para o sistema.